quarta-feira, 4 de julho de 2007

MINI SEMINÁRIO II sobre Integração de Emigrantes

Dia 7 de Julho, sábado, pelas 10h tera início um seminário todo o dia, em Alenquer, sobre a problemática do projecto INTI que o IPUEL tem vindo a desenvolver com o apoio do Banco Millennium BCP, da AEDAR, Fundaçao Gulbenkian e EUNET.
Participam nesta acção associações de imigrantes sobre os seguintes temas do programa:
II MINI SEMINARIO sobre Integração de Imigrantes
Alenquer, sábado 7 de JULHO, 10h
PROGRAMA:
10h. Abertura por Luís Nandin de Carvalho. Referência a divulgação do projecto INTI na Internet. Site do IPUEL e da EUNET
10.15h. Apresentação dos resultados do Seminário Internacional INTI de Copenhagen (Jorge Vilela de Carvalho) relatório a distribuir
10.30h Open Fórum sobre os temas seleccionados em Copenhagen:
Banco do Tempo, Jogos de Inclusão e Integração, Parlamento Europeu de Imigrantes e Micro crédito
11.00h Divulgação pela Dr. Ana Carreira do BCP MIllennium das particas bancárias em Portugal do Microcrédito, e a criação de emprego próprio. (distribuição de documentação)
11.30h Debate sobre os critérios de selecção de Boas Praticas e Projectos-piloto. Elaboração de fichas de projecto
12.00h Discussão sobre os trainers (facilitadores/consultores) Função, qualificações, encargos de remuneração, selecção, banco de dados, formação
13.00h (intervalo para almoço no local)
14.00h Debate sobre a possibilidade de um Parlamento europeu para Imigrantes, como órgão consultivo a nível europeu e com secções nacionais (a semelhança do Parlamento dos Jovens)15.00h Debate sobre a estrutura e organização de um network europeu de organizações de imigrantes ( de apoio ao Parlamento consultivo?)
16.00h Recolha de contributos, sugestões e ideias para novos projectos piloto, boas práticas, seminários de formação de trainers, candidaturas conjuntas a novos projectos comunitários eventualmente prosseguimento do projecto INTI depois de Janeiro de 2008
17.00h Conclusões e calendarização de novas reuniões :
.................................................................................................................................
Documento em sete pontos para reflexão:
Tópicos para
II Mini Seminário INTI- Alenquer
7 Julho 2007
1) Necessidade de uma nova atitude e de um network nacional de associações de imigrantes que cooperem e colaborem em projectos conjuntos e com candidaturas de colaboração em vez da disputa e competição por subsídios e apoios financeiros.
2) Estimular nova perspectiva, em vez da politica de integração unilateral (diktat do país de acolhimento) com a filosofia de coexistência em educação para uma cidadania partilhada, e de inclusão (living together) em sociedades cada vez mais plurais.
3) Necessidade de politicas de apoio a selecção de imigrantes (na origem) e de apoio ao retorno aos territórios de origem, como boas práticas que favoreçam a integração. Eventual criação de um projecto-piloto neste tema e sua inclusão na formação de trainers?
4) Sugestão para a redacção do Manual (Hand Book) INTI, quer quanto a conceitos, e boas praticas quer também quanto a projectos-piloto com vista ser útil do ponto de vista dos imigrantes, ou seja no combate ao isolamento, à discriminação e a desvalorização sócio-profissional. No capitulo dos trainers, incluir perfis, funções, trabalho efectivo de consultoria, banco de dados, esquemas de remuneração (1/3 CE, 1/3 Estado e 1/3 associações?), línguas de expressão, mobilidade, introdução ao mercados e trabalho, conhecimentos e economia, direito, política nacional e e internacional, óptica de serviço não comercial, imigrantes não são clientes. Short term and long term, nível europeu e nível nacional, formação em boas praticas e projectos piloto
5) Favorecimento dos métodos de micro crédito e de criação do próprio emprego, de lojas de comércio justo principalmente para dinamização e economias relativas a produtos e serviços étnicos, artesanais e outros relativo aos territórios de origem dos imigrantes (ex coffee corner etiopia).
Educação económica, business and market language, mind, performance, coaching, o empowerment das associações de imigrantes, reconhecimento e equivalência de qualificações, formação inter cultural, apoio jurídico e de lobby, cooperação entre vários grupos de imigrantes, integração de deficientes, acesso a guidance (trainers), educação de familiares.
6) Manter uma atitude europeia dinâmica. Keep moving…partilha de cidadania, por activa, incremento da diversidade cultural, envolvimento politico, parlamento europeu dos imigrantes para aumento da participação na definição de politicas da EU e representação, mais igualdade de oportunidades, mais mobilidade inclusive familiar, programas de intercambio tipo Erasmus, envolvimento de políticos, direitos eleitorais.
7) Selecção de boas praticas e preojectos. Critérios a adoptar: benefícios mútuos, simplicidade, sucesso, transparência, transmissibilidades replicação possível, inovadoras, de dialogo, interactivas, reconhecimento social e dos media da utilidade, valor acrescentado e empowerment, envolvimento, push up económico, sustentabilidade, resultados mensuráveis, criação de novas oportunidades, experiência pratica, abertura de espírito, efeitos sobre a não discriminação e valorização das mulheres.

Labels: , , , , trainers.

http://ipuel.blogspot.com/

Sem comentários: